“Um profissional de marketing que não seja apaixonado por pessoas, está com os dias contados. Só fazer pesquisas de mercado não é mais o suficiente, é preciso conversar com as pessoas e entender seus desejos e necessidades. Também há dias contados para slogans ou frases de impacto, o mercado atual pede que contemos histórias que eles possam se identificar e engajar. O mundo precisa de conteúdo e de conversa, tanto de quantidade quanto de qualidade.” Júlio Lussari, Profissional de Marketing
Que um profissional
de marketing ou marqueterio, como está conhecido atualmente, tem inúmeras
funções que são essenciais à publicidade, já sabemos, a questão é: que funções
são essas? Como é a rotina dele? O que o
torna tão importante? Hoje vamos tratar dessa profissão que confunde a tantos,
finalmente você vai descobrir do que os dias dos marqueteiros são feitos. Para
nos ajudar nessa árdua tarefa, convocamos o Júlio Lussari formado no MBA de Marketing e Gestão de Negócios pela ESIC Business School (entre
outras formações), que atualmente trabalha na Swifter, blogueiro no Ideia
Marketing, entre outros.
Um dos principais objetivos do marketing é satisfazer o cliente, isto é
alcançar sua expectativa e obter os melhores resultados possíveis. Para tanto é
necessário que o profissional de marketing elabore estratégias para aumentar as
vendas de produtos e serviços, assim algumas das atividades corriqueiras de um
profissional desta área é avaliar boas oportunidades de negócios, mensurar
riscos, estudar o comportamento do consumidor, planejar campanhas de marketing,
ele desenvolve planos estratégicos.
Ao atender um cliente faz parte desta profissão melhorar o
posicionamento de empresas, marcas, produtos, estabelecer o público-alvo e
sugerir preço.
“Na Swifter prestamos consultoria de inovação em Negócios e Marketing. Ao fazer o primeiro atendimento ao cliente, apresentamos a proposta e, se formos contratados, trabalhamos na reestruturação do negócio, do produto ou do serviço. Nosso processo é diferente, fazemos o diagnóstico por áreas e formatamos as soluções para cada área trabalhada. Isso proporciona um resultado final muito mais minucioso. O outro grande diferencial é a velocidade. As ferramentas que utilizamos nos permite ser extremamente ágeis no diagnóstico e planejamento, isso quer dizer que a velocidade está embutida em nossos projetos.” Diz Júlio Lussari sobre o fluxograma de trabalho na sua atual empresa.
O dia a dia desses profissionais pode ser bem corrido afinal compreende
a eles, estudar o comportamento do consumidor, prestar assessoria a empresas
elaborando estratégias a fim de maximizar o lucro, coordenar campanhas
publicitárias, adequar contratos a exigências do vendedor e do comprador entre
outras tarefas. Sobre sua rotina Lussari diz, “Por estar à frente da operação
da empresa, meu dia-a-dia é bem corrido. No entanto, minhas práticas diárias se
dividem em estudo, reuniões em grupos e individuais, café com clientes (para
manter o relacionamento) e consultorias (com bastante dinâmicas e provocações
que gerem transformações nas empresas em que atuamos)”.
Para finalizar Júlio explica, “o marketing hoje em dia está enraizado em
tudo. Teoricamente, TUDO é marketing. O ato de falar bem ou mal de uma empresa,
é marketing. O ato de falar que foi bem ou mal atendido em um estabelecimento,
é marketing. Os desafios atuais em termos de Marketing são: deixar os
colaboradores e clientes felizes e satisfeitos com o seu produto/serviço a
ponto deles propagarem a marca e se tornarem os maiores divulgadores do seu
produto/serviço. Além disso, acredito que há grande espaço para profissionais
de marketing que sejam realmente criativos e tenham pensamento estratégico para
bem posicionar a marca, o produto ou o serviço”.
Bibliografia:
0 comentários
Postar um comentário