quinta-feira, 12 de junho de 2014

Sobre o Dia de um Profissional de Marketing
Unknown07:58 0 comentários



“Um profissional de marketing que não seja apaixonado por pessoas, está com os dias contados. Só fazer pesquisas de mercado não é mais o suficiente, é preciso conversar com as pessoas e entender seus desejos e necessidades. Também há dias contados para slogans ou frases de impacto, o mercado atual pede que contemos histórias que eles possam se identificar e engajar. O mundo precisa de conteúdo e de conversa, tanto de quantidade quanto de qualidade.” Júlio Lussari, Profissional de Marketing

Que um profissional de marketing ou marqueterio, como está conhecido atualmente, tem inúmeras funções que são essenciais à publicidade, já sabemos, a questão é: que funções são essas? Como é a rotina dele?  O que o torna tão importante? Hoje vamos tratar dessa profissão que confunde a tantos, finalmente você vai descobrir do que os dias dos marqueteiros são feitos. Para nos ajudar nessa árdua tarefa, convocamos o Júlio Lussari formado no MBA de Marketing e Gestão de Negócios pela ESIC Business School (entre outras formações), que atualmente trabalha na Swifter, blogueiro no Ideia Marketing, entre outros.
Um dos principais objetivos do marketing é satisfazer o cliente, isto é alcançar sua expectativa e obter os melhores resultados possíveis. Para tanto é necessário que o profissional de marketing elabore estratégias para aumentar as vendas de produtos e serviços, assim algumas das atividades corriqueiras de um profissional desta área é avaliar boas oportunidades de negócios, mensurar riscos, estudar o comportamento do consumidor, planejar campanhas de marketing, ele desenvolve planos estratégicos.
Ao atender um cliente faz parte desta profissão melhorar o posicionamento de empresas, marcas, produtos, estabelecer o público-alvo e sugerir preço. 
“Na Swifter prestamos consultoria de inovação em Negócios e Marketing. Ao fazer o primeiro atendimento ao cliente, apresentamos a proposta e, se formos contratados, trabalhamos na reestruturação do negócio, do produto ou do serviço. Nosso processo é diferente, fazemos o diagnóstico por áreas e formatamos as soluções para cada área trabalhada. Isso proporciona um resultado final muito mais minucioso. O outro grande diferencial é a velocidade. As ferramentas que utilizamos nos permite ser extremamente ágeis no diagnóstico e planejamento, isso quer dizer que a velocidade está embutida em nossos projetos.” Diz Júlio Lussari sobre o fluxograma de trabalho na sua atual empresa.
O dia a dia desses profissionais pode ser bem corrido afinal compreende a eles, estudar o comportamento do consumidor, prestar assessoria a empresas elaborando estratégias a fim de maximizar o lucro, coordenar campanhas publicitárias, adequar contratos a exigências do vendedor e do comprador entre outras tarefas. Sobre sua rotina Lussari diz, “Por estar à frente da operação da empresa, meu dia-a-dia é bem corrido. No entanto, minhas práticas diárias se dividem em estudo, reuniões em grupos e individuais, café com clientes (para manter o relacionamento) e consultorias (com bastante dinâmicas e provocações que gerem transformações nas empresas em que atuamos)”.
Para finalizar Júlio explica, “o marketing hoje em dia está enraizado em tudo. Teoricamente, TUDO é marketing. O ato de falar bem ou mal de uma empresa, é marketing. O ato de falar que foi bem ou mal atendido em um estabelecimento, é marketing. Os desafios atuais em termos de Marketing são: deixar os colaboradores e clientes felizes e satisfeitos com o seu produto/serviço a ponto deles propagarem a marca e se tornarem os maiores divulgadores do seu produto/serviço. Além disso, acredito que há grande espaço para profissionais de marketing que sejam realmente criativos e tenham pensamento estratégico para bem posicionar a marca, o produto ou o serviço”.



Bibliografia: 


Categoria:
Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

0 comentários

Postar um comentário