sexta-feira, 13 de junho de 2014

Papo de Publicitário: Catherine Santana
Unknown11:34 0 comentários



Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, o papo de hoje é com a Catherine que assim como a Victória também trabalha na Agência Desafio Comunicação. Apaixonada por sua profissão, hoje no auge dos seus 36 anos, sendo 14 deles trabalhando em agências de publicidade. Ela nos conta como decidiu fazer publicidade e como foi inaugurar o departamento de Planejamento e Tendências na Desafio. Venha descobrir mais sobre esta super publicitária!

- Qual foi o motivo de ter escolhido esta profissão? 
Escolhi publicidade por conta da redação. Queria ser jornalista ou redatora publicitária. A publicidade acabou me arrebatando pela liberdade poética da escrita.

- Por quais agências você passou e quais jobs mais gostou de fazer? 
Passei por tres agencias de publicidade em Campinas: Espaço Publicidade / 3.2 Comunicação e Desafio. Difícil escolher qual job mais gostei. Cada um deles tem sua peculiaridade, seu ponto crítico e de satisfação.
Como trabalhei em áreas diferentes, como mídia, gostei muito de planejar a campanha promocional Ganhe um Avião da Rede Montana Grill, afinal campanha nacional, com estratégias de cobertura, ações de merchandising e sorteio ao vivo. Como gerente de atendimento, participar do projeto de ativação da Rede Wizard nas provas do Verão Espetacular da Rede Globo foi um desafio além do escritório, com logísticas, deslocamento de equipes e etc. Já como Planner & Trends, participar durante quase dois anos do projeto de Diagnóstico e Reputação da Marca para a AES Eletropaulo, foi experiência única. Ao lado de grandes especialistas e consultores renomeados, o projeto foi praticamente uma especialização.

- Um publicitário enfrenta desafios diariamente, pois está disposto a tratar de assuntos um tanto divergentes em apenas um dia. Você já enfrentou um grande desafio? Qual foi ele? Qual foi a sua motivação para enfrentá-lo? 
Quem trabalha em agencia mata um leão por dia. Desafios temos a todo tempo. Adequar uma verba sem perder qualidade, atender prazos malucos de feiras e eventos, entregar material de Tv em Manaus no prazo. Encaro todo job como um Desafio. Quero entregar sempre o melhor trabalho. Minha motivação é ver a equipe trabalhando feliz e o cliente satisfeito com a entrega.

- Qual a maior campanha e o cliente mais conhecido para o qual você já trabalhou?
Algumas campanhas:
            - Lançamento Alphaville Campinas - Alphaville
            - Lançamento do Arroz Broto Legal - Broto Legal Alimentos
            - Campanha de ativação Verão Espetacular - Wizard
            - Campanha de Inauguração Shopping Parque das Bandeiras
            - Lançamento do Óleo Mercedes-Benz- Mercedes- Benz Caminhões.

- Há um segredo para o sucesso em Publicidade?
Fazer com tesão. Independente de qualquer coisa.

- Quais profissionais lhe influenciaram no decorrer de sua carreira?
Quanto começei, o Olivetto era o cara e foi minha primeira grande inspiração. Depois vieram nomes como Walter Longo e Marcelo Serpa que me fizeram ver um lado menos poético e mais racional da profissão. Tive o prazer de trabalhar com profissionais incríveis e com muita bagagem, que fizeram a diferença na minha carreira: Silvio Bigon - Espaço Publicidade, Denis Santos - Portal Publicidade, Nádia Rebouças - Tompson, Renato Manzano - Consultoria e Cássio Botelho - Desafio. 

- Quando a inspiração não vem, o que fazer?
Quando não vem, tento mudar o canal por no mínimo 1/2 hora. Ver outras coisas totalmente diferente, tomar um café, rir um pouco com cultura inútil.

- Em sua opinião, para criar uma boa propaganda, o que é essencial?
Ter claro o objetivo de marketing, objetivo de comunicação, posicionamento da marca e conceito de campanha.

- Já recebeu algum prêmio? Se sim, qual e por que?
Não conjugo no singular prêmios e méritos. Recebemos alguns nesses anos de Desafio, como Central de Outdoor, IBest, Mídia Fest e outros. 

 - Que conselho você daria aos estudantes de publicidade, futuros publicitários? 
O melhor prêmio é o resultado do cliente. Não se deixem seduzir pelo glamour da profissão. Ele existe, mas não paga as contas. Faça seu trabalho, ajude seus colegas e faça isso com felicidade no coração. Deposite amor em cada trabalho. Se envolva, se empenhe em fazer seu melhor. Resultado e prêmio é consequência.

Categoria:
Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

0 comentários

Postar um comentário