Marcas famosas, grandes empresas, você se lembra do último
produto que comprou ou no mínimo desejou? Então agradeça ao profissional de
marketing. “Ele está por trás de cada grande novidade lançada no mercado e é o responsável
por descobrir o que as pessoas querem comprar e a melhor forma de vender” (Guia
do Estudante em Conheça as Diferenças da Vida de um Estagiário de Marketing e
Comércio Exterior). O marketing ocupa um grande lugar no mundo, entretanto
muitos não compreendem o que ele é capaz e responsável em fazer, hoje vamos
esclarecer e destruir esse bicho que tem nos assombrado.
Marketing é o processo de planejamento e execução desde a
concepção de preço, promoção, e distribuição de ideias, mercadorias e serviços
para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais –
conceito de marketing criado pela Associação Americana de Marketing. Não
entendeu nada? Vamos simplificar, marketing é um conjunto de tarefas para gerar
satisfação ao cliente, ele busca entender e atender o mercado, como diz Raimar
Richers no livro “O que é Marketing”.
O marketing estuda a empresa a fim de conhecer quais são suas fragilidades, potencialidades e como o mercado pode afetá-la seja de modo positivo ou negativo, após esse estudo há o estabelecimento de metas, objetivos, que o profissional de marketing deve atingir, para assim melhorar as vendas e gerar satisfação para todas as partes envolvidas. Ele também é capaz de gerar certo posicionamento da empresa frente o mercado. É um processo com dois sentidos cujo objetivo final é obter o maior benefício possível.
Postura mental, atitude, satisfação, trabalho duro, são
adjetivos que caracterizam muito bem um profissional desta área. Seu trabalho começa
antes do produto ser fabricado e termina muito depois de sua venda. Para tal desempenho
o profissional acaba se tornando um pouco de tudo, “ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um
economista, um comunicador, um advogado...” (Site Significados em Significado de
Marketing).
Com uma área de atuação um tanto extensa, ele é capaz de oferecer,
agregar valor e claro satisfazer o cliente, afinal este é um dos principais,
senão o principal objetivo de marketing. Enfim, o marketing por meio da empresa
determina quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procura
adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.
Se você se interessou por esta área fique atento à dica do profissional
de marketing Júlio Lussari, “Saiba tudo sobre a empresa, o
produto, o serviço, a concorrência e o mercado. Aprenda tudo o que for de novo
à área, tanto offline, quanto online. Estude e pesquise sobre inovação. Aprenda
sobre como ser mais produtivo. Faça um curso de Inteligência Emocional. Aprenda
sobre gestão de pessoas, gestão de projetos, liderança. Seja um especialista em
metas, objetivos e plano de ação. Tenha um propósito de vida e um propósito
dentro de uma empresa. Contrate pessoas que trabalhem com seu esforço, suor e
lágrimas por acreditar nesse propósito. Encontre parceiros e fornecedores que
acreditem no que você acredita. Olhe para o cliente como ser humano e não como
um número. Encontre algo que você seja bom ou excelente, e se torne
extraordinário. Quando estiver tendo resultados extraordinários e achar que
sabe tudo, lembre-se da frase que o filósofo Sócrates dizia: ‘Sei que nada
sei, por isso sou sábio’. Faça a sua vida valer a pena, nada menos
interessa!”.
0 comentários
Postar um comentário