quinta-feira, 12 de junho de 2014

Marketing: Um Bicho de Sete Cabeças?
Unknown08:04 0 comentários


Marcas famosas, grandes empresas, você se lembra do último produto que comprou ou no mínimo desejou? Então agradeça ao profissional de marketing. “Ele está por trás de cada grande novidade lançada no mercado e é o responsável por descobrir o que as pessoas querem comprar e a melhor forma de vender” (Guia do Estudante em Conheça as Diferenças da Vida de um Estagiário de Marketing e Comércio Exterior). O marketing ocupa um grande lugar no mundo, entretanto muitos não compreendem o que ele é capaz e responsável em fazer, hoje vamos esclarecer e destruir esse bicho que tem nos assombrado.            
Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção de preço, promoção, e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais – conceito de marketing criado pela Associação Americana de Marketing. Não entendeu nada? Vamos simplificar, marketing é um conjunto de tarefas para gerar satisfação ao cliente, ele busca entender e atender o mercado, como diz Raimar Richers no livro “O que é Marketing”.
O marketing estuda a empresa a fim de conhecer quais são suas fragilidades, potencialidades e como o mercado pode afetá-la seja de modo positivo ou negativo, após esse estudo há o estabelecimento de metas, objetivos, que o profissional de marketing deve atingir, para assim melhorar as vendas e gerar satisfação para todas as partes envolvidas. Ele também é capaz de gerar certo posicionamento da empresa frente o mercado. É um processo com dois sentidos cujo objetivo final é obter o maior benefício possível.
Postura mental, atitude, satisfação, trabalho duro, são adjetivos que caracterizam muito bem um profissional desta área. Seu trabalho começa antes do produto ser fabricado e termina muito depois de sua venda. Para tal desempenho o profissional acaba se tornando um pouco de tudo, “ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado...” (Site Significados em Significado de Marketing).
Com uma área de atuação um tanto extensa, ele é capaz de oferecer, agregar valor e claro satisfazer o cliente, afinal este é um dos principais, senão o principal objetivo de marketing. Enfim, o marketing por meio da empresa determina quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procura adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.
Se você se interessou por esta área fique atento à dica do profissional de marketing Júlio Lussari, “Saiba tudo sobre a empresa, o produto, o serviço, a concorrência e o mercado. Aprenda tudo o que for de novo à área, tanto offline, quanto online. Estude e pesquise sobre inovação. Aprenda sobre como ser mais produtivo. Faça um curso de Inteligência Emocional. Aprenda sobre gestão de pessoas, gestão de projetos, liderança. Seja um especialista em metas, objetivos e plano de ação. Tenha um propósito de vida e um propósito dentro de uma empresa. Contrate pessoas que trabalhem com seu esforço, suor e lágrimas por acreditar nesse propósito. Encontre parceiros e fornecedores que acreditem no que você acredita. Olhe para o cliente como ser humano e não como um número. Encontre algo que você seja bom ou excelente, e se torne extraordinário. Quando estiver tendo resultados extraordinários e achar que sabe tudo, lembre-se da frase que o filósofo Sócrates dizia: ‘Sei que nada sei, por isso sou sábio’. Faça a sua vida valer a pena, nada menos interessa!”.


Categoria:
Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

0 comentários

Postar um comentário