Já
sabemos o que é publicidade, mas a questão agora é outra, o que faz um
profissional da área, ou melhor, como é
o dia a dia de um publicitário? A publicidade é uma profissão cheia de
desafios, nela no mesmo dia em que se fala sobre caixas d’água, fala-se também
sobre sapatos, fraldas ou produtos rurais. E o melhor, o profissional deve ter
realizado um estudo profundo sobre todos os assuntos. Emocionante não é mesmo?
Com
tantos assuntos e campanhas para tratarem de uma só vez, o dia a dia de um
publicitário torna-se uma correria – no sentido literal da palavra. Inúmeras
reuniões, jobs a serem entregues com curto prazo, eventos para realizar, peças
que precisam de ajustes, fazem parte da “santa correria de todo dia”, tudo isso
somado aos inúmeros contratempos. Fato é que os publicitários correm mesmo
contra o tempo, cada um em sua área buscando cumprir os prazos e claro gerar
satisfação ao cliente.
Procurando entender esse
universo paralelo que parece ser o dia dos publicitários, fizemos uma visita à
agência integrada de publicidade Desafio Comunicação, e conversamos com duas
publicitárias da área de Planner & Trends: a Catherine Garcia, formada em
Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas e a Victória Santana, que está no 4º
semestre do curso de Propaganda e Marketing. Elas nos contaram como vivem e
sobrevivem a tanta correria.
Publicitariando: Como é seu dia-a-dia? Quais são as atividades e práticas rotineiras? Catherine: Ser publicitário e trabalhar em agência é = a sem rotina. Inaugurei um departamento novo na agência e comigo trabalha uma assistente. A área de planner & trends da subsídio para os deptos de criação e bellow the line, além de levar informação sobre comportamento de mercado e segmentos. Como as marcas estão se posicionando, como estão comunicando. Basicamente dividimos o trabalho entre pesquisa, desenvolvimento de conceito e planejamento.
Publicitariando: Quais atividades você prefere fazer?
Victória: Se existe um projeto em andamento, procuro focar minhas pesquisas neste assunto. (...) Porém, estou sempre olhando de tudo um pouco. Desde assuntos diretamente ligados aos clientes da agência e ao mundo publicitário, como qualquer outra fonte, onde eu possa encontrar pessoas e ideias criativas, em qualquer segmento. Além de algumas reuniões que participo, a fim de entender melhor a rotina do cliente e do que ele precisa. O melhor desta área, em minha opinião, é quando consigo conectar uma ideia completamente fora de contexto a um cliente. A maneira como a ideia inesperada pode resolver o problema daquele ‘job’ consegue surpreender a mim mesma.
Publicitariando: O que há de mais interessante na profissão de Publicitário?
Catherine: É a possibilidade de conhecer e trabalhar com áreas diferentes. Meu dia começa com construção civil, passa por automotivo, faz um pit stop em turismo e termina com shopping center.
Victória: Acredito que seja a infinidade de coisas e áreas que podemos trabalhar. Seja dentro de um escritório ou na rua, com uma empresa de alimentos, ou peças de carro, trabalhar a imagem de uma marca ou até de uma pessoa.
Publicitariando: Dizem que nós somos aquilo que lemos, assistimos, ouvimos, enfim, vivemos. Sendo assim, o que você lê, assiste, ouve e o que indica que os novos profissionais leiam, assistam, ouçam e vivam, para desenvolver a cultura tão necessária aos publicitários?
Catherine: Apenas leiam, assistam, veja, percebam, observem. Leio de tudo, vejo de tudo. Desde Havard Business Review afinal de Big Brother. A vida é um grande laboratório.
Publicitariando: Como é seu dia-a-dia? Quais são as atividades e práticas rotineiras? Catherine: Ser publicitário e trabalhar em agência é = a sem rotina. Inaugurei um departamento novo na agência e comigo trabalha uma assistente. A área de planner & trends da subsídio para os deptos de criação e bellow the line, além de levar informação sobre comportamento de mercado e segmentos. Como as marcas estão se posicionando, como estão comunicando. Basicamente dividimos o trabalho entre pesquisa, desenvolvimento de conceito e planejamento.
Publicitariando: Quais atividades você prefere fazer?
Victória: Se existe um projeto em andamento, procuro focar minhas pesquisas neste assunto. (...) Porém, estou sempre olhando de tudo um pouco. Desde assuntos diretamente ligados aos clientes da agência e ao mundo publicitário, como qualquer outra fonte, onde eu possa encontrar pessoas e ideias criativas, em qualquer segmento. Além de algumas reuniões que participo, a fim de entender melhor a rotina do cliente e do que ele precisa. O melhor desta área, em minha opinião, é quando consigo conectar uma ideia completamente fora de contexto a um cliente. A maneira como a ideia inesperada pode resolver o problema daquele ‘job’ consegue surpreender a mim mesma.
Publicitariando: O que há de mais interessante na profissão de Publicitário?
Catherine: É a possibilidade de conhecer e trabalhar com áreas diferentes. Meu dia começa com construção civil, passa por automotivo, faz um pit stop em turismo e termina com shopping center.
Victória: Acredito que seja a infinidade de coisas e áreas que podemos trabalhar. Seja dentro de um escritório ou na rua, com uma empresa de alimentos, ou peças de carro, trabalhar a imagem de uma marca ou até de uma pessoa.
Publicitariando: Dizem que nós somos aquilo que lemos, assistimos, ouvimos, enfim, vivemos. Sendo assim, o que você lê, assiste, ouve e o que indica que os novos profissionais leiam, assistam, ouçam e vivam, para desenvolver a cultura tão necessária aos publicitários?
Catherine: Apenas leiam, assistam, veja, percebam, observem. Leio de tudo, vejo de tudo. Desde Havard Business Review afinal de Big Brother. A vida é um grande laboratório.
Como disse a Catherine “a vida é um grande laboratório”,
devemos experimentar tudo, tudo é inspiração. Juntando este conceito, com a
rotina de um publicitário e muita criatividade surgiu o Publicitário Musical,
uma página no facebook, “fruto de uma
ideia rejeitada no brainstorm para uma peça de comemoração do dia do
publicitário na empresa em que dois amigos, estudantes de Publicidade Ramon
Campos e Mariana Moreira, trabalham juntos.” Juntos eles fazem paródias que
tratem das dificuldades e situações do dia a dia de um publicitário que trabalha numa agência, com as
músicas que estão em alta, tudo com uma grande dose de humor. Fique com algumas
das ilustrações:
0 comentários
Postar um comentário