Faz parte da profissão de um
publicitário vender, convencer, anunciar, comunicar, isso tudo fazendo uso de
meios como: rádio, televisão, internet, jornais, revistas. Portanto, a
publicidade tem um grande poder influenciador na sociedade, exercendo influencia
até mesmo na economia. Um dos exemplos básicos é que a partir dela, as empresas
acabam por criar novas oportunidades de emprego, além de pagarem mais impostos.
Entretanto,
sua influência não acaba por ai. Já foi provado que existe uma grande relação
entre a publicidade e a economia, isto foi feito a partir de três pontos
principais: a
correlação positiva entre os níveis de investimento em publicidade e o
crescimento do PIB; os setores de negócios com os maiores níveis de
investimento são aqueles onde a concorrência é mais ativa e portanto há grande influência da publicidade; além de estudos comprovarem que países onde o investimento publicitário é relativamente reduzido são também aqueles
onde o crescimento econômico é mais baixo.
O Brasil tem um dos maiores e mais respeitados mercado
publicitário do mundo, tendo profissionais extremamente importantes e
renomados, além de terem ganhado grandes prêmios deste ramo. Foi realizada uma
pesquisa em 2009 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e
a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), essa pesquisa
revelou que 1.642 empresas geraram uma receita bruta de R$ 9,46 bilhões. Sendo
que 53% dessas empresas eram agências de publicidade, o que corresponde a cerca
de R$ 5 bilhões. Sendo essa renda divida nas seguintes áreas:
“Um dado interessante nesse
levantamento do IBGE é a produtividade (receita bruta por trabalhador) dos
trabalhadores dessa área. A média do setor foi de R$ 134,6 mil, mas teve
bastante variação dependo do tipo de empresa na qual esse trabalhador atuava.
As maiores produtividades foram nas agências de publicidade e nas agências de
compra e venda de espaço publicitário com, respectivamente, R$ 231,5 mil e R$
217,2 mil” o que diz o economista Francisco Castro.
Sobre a
relação da publicidade com a economia no Brasil, a coordenadora do curso de
Publicidade e Propaganda Paola Gil, diz o seguinte: “a área
de publicidade e propaganda é muito sensível ao desempenho da economia no
Brasil. Se a economia vai bem e o poder aquisitivo da população também, o
mercado de trabalho estará em ebulição e diversas contratações deverão ser
feitas. Não obstante isso, novas formas de comunicação publicitária surgem a
cada dia, o que demanda a contração de pessoal qualificado. Assim, diante deste
cenário, poderíamos dizer que o mercado de publicidade nunca estará em baixa.
Até porque, a concorrência entre produtos é grande (e crescente) e a
similaridade tecnológica entre eles é cada vez maior. O que os diferencia é
justamente o valor da marca, o poder da propaganda. Não há produto, não há
marca, não houver divulgação, se não houver publicidade”.
Bibliografia:
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