Muito se especula sobre o que é marketing, propaganda, publicidade e ás vezes chegam à conclusão que esses termos têm o mesmo significado. Entretanto, não é bem assim. Cada termo tem um conceito e é responsável por uma função. O objetivo de hoje é caracterizar e diferenciar cada um, para acabar de vez com as dúvidas.
Primeiramente vamos definir o que é cada um, começando pelo marketing. Ele
trabalha com o conceito de criar valor, para isso precisa fazer um estudo amplo
sobre a empresa, a fim de conhecer os seus produtos, serviços. Tem o objetivo
de criar uma estratégia para a empresa, isto fazendo uso dos quatro P’s
(produto, praça, preço, promoção). Nessa estratégia é
necessário a definição de objetivos, priorização de ações e definição de
indicadores de sucesso. Ele é a arte de
planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas.
Publicidade refere-se à propaganda comercial, ou seja, anúncio de
empresas, marcas, produtos e serviços destinados ao comércio. Tem o objetivo de
despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada ou ao menos criar
prestígio. Já a propaganda é a difusão de uma ideia, doutrinas, opiniões, com o
fim de influenciar o comportamento do público em geral ou de um indivíduo. É
muito usada pelo governo, seja por campanhas eleitorais, ou mesmo programas
sociais e outros.
Apesar
de existirem diferenças, esses três conceitos estão ligados. Isto é, o
marketing determina o que será feito, e a publicidade e propaganda, entram a
fim de promover, divulgar para que o objetivo de marketing seja alcançado.
Sendo assim são criadas campanhas, que usam diversos tipos de mídias, tudo em
prol de alcançar o objetivo final. Para ilustrar melhor,
vamos considerar um rapaz que está se preparando para a balada. Seu objetivo é
conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas
estratégias de Marketing (que muitos chamam de “marketing pessoal”): roupas de
marca, perfume caro, cabelo com gel e um carro. A cantada faz o papel da
Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (ele)
e não espantar o público-alvo (a moça).
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