segunda-feira, 9 de junho de 2014

Marketing X Publicidade e Propaganda
Unknown11:38 0 comentários

               

                
              Muito se especula sobre o que é marketing, propaganda, publicidade e ás vezes chegam à conclusão que esses termos têm o mesmo significado. Entretanto, não é bem assim. Cada termo tem um conceito e é responsável por uma função. O objetivo de hoje é caracterizar e diferenciar cada um, para acabar de vez com as dúvidas.
           Primeiramente vamos definir o que é cada um, começando pelo marketing. Ele trabalha com o conceito de criar valor, para isso precisa fazer um estudo amplo sobre a empresa, a fim de conhecer os seus produtos, serviços. Tem o objetivo de criar uma estratégia para a empresa, isto fazendo uso dos quatro P’s (produto, praça, preço, promoção). Nessa estratégia é necessário a definição de objetivos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso. Ele é a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas.
       Publicidade refere-se à propaganda comercial, ou seja, anúncio de empresas, marcas, produtos e serviços destinados ao comércio. Tem o objetivo de despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada ou ao menos criar prestígio. Já a propaganda é a difusão de uma ideia, doutrinas, opiniões, com o fim de influenciar o comportamento do público em geral ou de um indivíduo. É muito usada pelo governo, seja por campanhas eleitorais, ou mesmo programas sociais e outros.

Apesar de existirem diferenças, esses três conceitos estão ligados. Isto é, o marketing determina o que será feito, e a publicidade e propaganda, entram a fim de promover, divulgar para que o objetivo de marketing seja alcançado. Sendo assim são criadas campanhas, que usam diversos tipos de mídias, tudo em prol de alcançar o objetivo final. Para ilustrar melhor, vamos considerar um rapaz que está se preparando para a balada. Seu objetivo é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos chamam de “marketing pessoal”): roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel e um carro. A cantada faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (ele) e não espantar o público-alvo (a moça).


Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

0 comentários

Postar um comentário