Com 22 anos, a nossa entrevistada de hoje está terminando – 4º semestre – de Propaganda e Marketing, mas já trabalha na Agência Desafio Comunicação, em Campinas, e já estagiou na Bee Creative. Trabalha atualmente no departamento de Planejamento e Tendências, ela nos conta que a infinidade de coisas e áreas que um publicitário pode atuar é o que a atrai nessa profissão. Quer conhecer mais sobre ela e claro sobre a vida de um publicitário? É só ler a entrevista completa!
- Qual foi o motivo de ter escolhido esta profissão?
Escolhi por perceber que estava sempre analisando uma marca, ou qualquer peça criativa, pensando em como ela foi feita, elaborada, o que ela me comunicava. E além da parte criativa, eu era (e ainda sou) interessada em trabalhar com pessoas, música, notícias e na produção delas mesmo, em todo o processo de um evento, de uma campanha.
Escolhi por perceber que estava sempre analisando uma marca, ou qualquer peça criativa, pensando em como ela foi feita, elaborada, o que ela me comunicava. E além da parte criativa, eu era (e ainda sou) interessada em trabalhar com pessoas, música, notícias e na produção delas mesmo, em todo o processo de um evento, de uma campanha.
- Dessas atividades, o que você mais gosta de fazer?
O melhor desta área, na minha
opinião, é quando consigo conectar uma ideia completamente fora de contexto a
um cliente. A maneira como a ideia inesperada pode resolver o problema daquele
‘job’ consegue surpreender a mim mesma.
- O mercado publicitário é muito concorrido. Como você
entrou na área?
Mesmo no começo do segundo semestre e sem experiência na área, consegui meu primeiro estágio por dominar um pouco o Photoshop. Foi como uma alternativa pra driblar a falta de experiência, pois a agência precisava de alguém que soubesse utilizar a ferramenta de qualquer maneira.
Mesmo no começo do segundo semestre e sem experiência na área, consegui meu primeiro estágio por dominar um pouco o Photoshop. Foi como uma alternativa pra driblar a falta de experiência, pois a agência precisava de alguém que soubesse utilizar a ferramenta de qualquer maneira.
- Um publicitário enfrenta desafios diariamente, pois está disposto a
tratar de assuntos um tanto divergentes em apenas um dia. Você já enfrentou um
grande desafio? Qual foi ele? Qual foi a sua motivação para enfrentá-lo?
Acredito que meus maiores desafios, até agora, foram os relacionados à criação. Conforme o tempo passou, minha responsabilidade aumentou e eu estava dando ‘cara’ à campanhas de diversos segmentos. Alguns que eu tinha afinidade, como moda, e outros que eu não conhecia muito, como construção civil. Minha motivação era poder ver o quanto eu já havia aprendido da área e que era uma oportunidade de provar se eu conseguia realizar algo mais difícil e elaborado.
Acredito que meus maiores desafios, até agora, foram os relacionados à criação. Conforme o tempo passou, minha responsabilidade aumentou e eu estava dando ‘cara’ à campanhas de diversos segmentos. Alguns que eu tinha afinidade, como moda, e outros que eu não conhecia muito, como construção civil. Minha motivação era poder ver o quanto eu já havia aprendido da área e que era uma oportunidade de provar se eu conseguia realizar algo mais difícil e elaborado.
- Há um segredo para o sucesso em
Publicidade?
Além
do esforço pessoal de cada um, acredito que a profissão pede que você esteja
atento ao que acontece em todos os setores.
- Dizem que nós somos aquilo que lemos,
assistimos, ouvimos, enfim,
vivemos. Sendo assim, o que você lê, assiste, ouve e o que indica que os novos profissionais leiam, assistam, ouçam e vivam, para desenvolver a cultura tão necessária aos publicitários?
Há sites da área, como o Meio&Mensagem, mas acredito que é importante ler de tudo um pouco. Informar-se e ter um olhar além do que a notícia diz, pensar em quem está envolvido em tal evento, em tal campanha, ação.
vivemos. Sendo assim, o que você lê, assiste, ouve e o que indica que os novos profissionais leiam, assistam, ouçam e vivam, para desenvolver a cultura tão necessária aos publicitários?
Há sites da área, como o Meio&Mensagem, mas acredito que é importante ler de tudo um pouco. Informar-se e ter um olhar além do que a notícia diz, pensar em quem está envolvido em tal evento, em tal campanha, ação.
- Quando a inspiração não vem, o que fazer?
Pra mim, a solução é espairecer, pensar em outro assunto e pedir ajuda. É de extrema importância o olhar do outro, de quem está de fora até.
Pra mim, a solução é espairecer, pensar em outro assunto e pedir ajuda. É de extrema importância o olhar do outro, de quem está de fora até.
- Em sua opinião, para criar uma boa
propaganda, o que é essencial?
Conhecer todos os envolvidos (cliente, público, meios utilizados) e se ‘alimentar’ de referências.
Conhecer todos os envolvidos (cliente, público, meios utilizados) e se ‘alimentar’ de referências.
- Que conselho você daria aos estudantes de publicidade, futuros
publicitários?
Que todo mundo, de todas as profissões, diz que seu mercado é concorrido. Mas as oportunidades aparecem para aqueles que se esforçam. Então, procurem se diferenciar.
Que todo mundo, de todas as profissões, diz que seu mercado é concorrido. Mas as oportunidades aparecem para aqueles que se esforçam. Então, procurem se diferenciar.
0 comentários
Postar um comentário