sexta-feira, 13 de junho de 2014

Papo com o Marqueteiro
Unknown12:04 0 comentários


     
O papo de hoje é com o profissional de marketing Julio Lussari, que já apareceu por aqui em algumas postagens. No auge dos seus 30 anos, Julio tem um currículo de fazer inveja. Graduado em Produção Fonográfica, possui uma especialização em Produção de Eventos, outra em Planejamento de Mídia, e recentemente se formou no MBA de Marketing e Gestão de Negócios pela ESIC Business School, também é formado em Coaching e Palestrante pela FEBRACIS. Ufa, já deu pra ver que ele entende de bastante coisas né? Então leia a entrevista completa e entenda um pouco mais sobre  a vida desse paulista. 


    
- Qual foi o motivo de ter escolhido esta profissão? 
Escolhi trabalhar com Marketing, Mundo dos Negócios e Inovação por acreditar que o mundo não precisa ser tão predatório da maneira que é. É possível  fazer um trabalho de qualidade sem imprimir uma guerra contra a concorrência e sem massacrar o bolso do cliente. Isso pode de fato acontecer quando os clientes e os empresários entenderem que o H2H (Human To Human) é mais importante do que o B2B (Business To Business) e o B2C (Business To Cusumer).

- Como sentiu a vocação para a publicidade? 
Minha irmã mais velha estava cursando PP e eu achava interessante o que ela contava. Além disso, trabalhava com produção de shows e tinha que criar as estratégias de divulgação. Essa parte de Marketing e Publicidade me atraia muito, e continua me atraindo.

- Como tem sido a sua carreira profissional? 
Cheia de altos e baixos, uma montanha-russa muito divertida. Por ser empreendedor, por vezes acabamos tomando decisões que não trazem os resultados que almejamos. No entanto, acredito que tudo não passa de um grande aprendizado. O que tenho percebido é que ao me empenhar cada vez mais em estudar e adquirir conhecimento teórico/prático, começo a formar minha própria maneira de pensar, trabalhar e agir, de maneira que isso possa se transformar em referência num futuro próximo.


Criar produtos e serviços que realmente impacte e transforme a vida do cliente, o mundo já está cheio de supérfluos.

- Quais os principais desafios pra quem trabalha com marketing? 
Atualização constante, se desprender um pouco de tudo o que foi ensinado no passado e começar a olhar para o futuro, mas, sem deixar de fazer o básico. Olhar para o digital como amigo e não como inimigo. Olhar para o cliente não como superior, mas com amor. Criar produtos e serviços que realmente impacte e transforme a vida do cliente, o mundo já está cheio de supérfluos.

- O que você mais gosta de fazer como um bom profissional de marketing? 
O que eu mais gosto é: 1) Entender o que é 2) Entender como funciona atualmente e 3) Como deveria ser e como trazer essa imagem de futuro para o presente.

- Quais as possibilidades de atuação para um profissional de marketing? 
Inúmeras. A grande questão é: de que forma você, profissional de marketing, vai impactar e transformar a vida das pessoas?

- Se tivéssemos que definir o principal objetivo do marketing nas empresas, qual seria? 
Entregar ou fazer algo que impacte e transforme a vida de alguém ou o rumo de uma empresa.

- Qual o diferencial que um profissional de marketing deve ter, atualmente, numa época que os meios de comunicação estão em constante mutação? 
Educação continuada é o maior diferencial que um profissional de marketing pode ter. Seja formação acadêmica, cursos de curta ou longa duração, palestras, workshops, formações, livros etc. Além disso, olhar para o cliente com zelo e respeito.

- É exigido que o profissional de marketing tenha conhecimento de todos os departamentos da empresa em que atua? 
Se quer atender bem o cliente, criar diferenciais competitivos, propostas de valor, entender os canais de comunicação, distribuição e vendas e o flow de relacionamento com o cliente, é bom ter o máximo de conhecimento sobre a empresa, o produto/serviço, o mercado e a concorrência.

- Em sua visão quais organizações estão aprendendo a usar o marketing de forma estratégica? 
A Amazon é uma empresa que me encanta aos olhos, tem criado inovação de forma constante. A Netflix está mudando todo um mercado e conquistando uma legião de clientes/fãs. A Rakuten que entrou no mercado brasileiro e está revolucionando a forma de se fazer e-commerce por aqui. Existem inúmeras empresas que estão ditando o rumo de uma nova forma de se fazer marketing. O meu case preferido é da Zappo’s, um e-commerce gigante de calçados que elevou o nível de atendimento ao cliente a patamares até então inimagináveis. Recomendo a leitura do livro que conta a história da empresa - Satisfação Garantida por Tony Hsieh

- Que dica você daria para universitários que pretendem trabalhar na área do marketing? 
Saiba tudo sobre a empresa, o produto, o serviço, a concorrência e o mercado. Aprenda tudo o que for de novo na área, tanto offline, quanto online. Estude e pesquise sobre inovação. Aprenda sobre  como ser mais produtivo. Faça um curso de Inteligência Emocional. Aprenda sobre gestão de pessoas, gestão de projetos, liderança. Seja um especialista em metas, objetivos e plano de ação. Tenha um propósito de vida e um propósito dentro de uma empresa. Contrate pessoas que trabalhem com seu esforço, suor e lágrimas por acreditar nesse propósito. Encontre parceiros e fornecedores que acreditem no que você acredita. Olhe para o cliente como ser humano e não como um número. Encontre algo que você seja bom ou excelente, e se torne extraordinário. Quando estiver tendo resultados extraordinários e achar que sabe tudo, lembre-se da frase que diz: “Sei que nada sei, por isso sou sábio.” Faça a sua vida valer a pena, nada menos interessa!



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Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

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