O
papo de hoje é com o profissional de marketing Julio Lussari, que já apareceu
por aqui em algumas postagens. No auge dos seus 30 anos, Julio tem um currículo
de fazer inveja. Graduado em Produção Fonográfica,
possui uma especialização em Produção de Eventos, outra em Planejamento de
Mídia, e recentemente se formou no MBA de Marketing e Gestão de Negócios
pela ESIC Business School, também é formado em Coaching e Palestrante pela
FEBRACIS. Ufa, já deu pra
ver que ele entende de bastante coisas né? Então leia a entrevista completa e
entenda um pouco mais sobre a vida desse paulista.
- Qual foi o motivo de ter
escolhido esta profissão?
Escolhi trabalhar
com Marketing, Mundo dos Negócios e Inovação por acreditar que o mundo não precisa ser
tão predatório da maneira que é. É possível fazer um trabalho de
qualidade sem imprimir uma guerra contra a concorrência e sem massacrar o bolso
do cliente. Isso pode de fato acontecer quando os clientes e os empresários
entenderem que o H2H (Human To Human) é mais importante do que o B2B (Business
To Business) e o B2C (Business To Cusumer).
- Como sentiu a vocação para a publicidade?
Minha irmã mais
velha estava cursando PP e eu achava interessante o que ela contava. Além
disso, trabalhava com produção de shows e tinha que criar as estratégias de
divulgação. Essa parte de Marketing e Publicidade me atraia muito, e continua
me atraindo.
- Como tem sido a sua carreira profissional?
Cheia de altos e
baixos, uma montanha-russa muito divertida. Por ser empreendedor, por vezes
acabamos tomando decisões que não trazem os resultados que almejamos.
No entanto, acredito que tudo não passa de um grande aprendizado. O que tenho
percebido é que ao me empenhar cada vez mais em estudar e adquirir conhecimento
teórico/prático, começo a formar minha própria maneira de pensar, trabalhar e
agir, de maneira que isso possa se transformar em referência num futuro
próximo.
Criar produtos e serviços que realmente impacte e transforme a vida do cliente, o mundo já está cheio de supérfluos.
- Quais os principais desafios pra quem trabalha com marketing?
Atualização constante, se
desprender um pouco de tudo o que foi ensinado no passado e começar a olhar
para o futuro, mas, sem deixar de fazer o básico. Olhar para o digital como
amigo e não como inimigo. Olhar para o cliente não como superior, mas com amor.
Criar produtos e serviços que realmente impacte e transforme a vida do cliente,
o mundo já está cheio de supérfluos.
- O que você mais gosta de fazer como um bom profissional de marketing?
O que eu mais gosto
é: 1) Entender o que é 2) Entender como funciona atualmente e 3) Como deveria
ser e como trazer essa imagem de futuro para o presente.
- Quais as possibilidades
de atuação para um profissional de marketing?
Inúmeras. A grande
questão é: de que forma você, profissional de marketing, vai impactar e
transformar a vida das pessoas?
- Se tivéssemos que definir o principal objetivo do marketing nas empresas, qual seria?
Entregar ou fazer
algo que impacte e transforme a vida de alguém ou o rumo de uma empresa.
- Qual o diferencial que um profissional de marketing deve ter, atualmente, numa época que os meios de comunicação estão em constante mutação?
Educação continuada
é o maior diferencial que um profissional de marketing pode ter. Seja formação
acadêmica, cursos de curta ou longa duração, palestras, workshops, formações,
livros etc. Além disso, olhar para o cliente com zelo e respeito.
- É exigido que o profissional de marketing tenha conhecimento de todos os departamentos da empresa em que atua?
Se quer atender bem o
cliente, criar diferenciais competitivos, propostas de valor, entender os
canais de comunicação, distribuição e vendas e o flow de relacionamento
com o cliente, é bom ter o máximo de conhecimento sobre a empresa, o
produto/serviço, o mercado e a concorrência.
- Em sua visão quais
organizações estão aprendendo a usar o marketing de forma estratégica?
A Amazon é uma empresa que
me encanta aos olhos, tem criado inovação de forma constante. A Netflix está
mudando todo um mercado e conquistando uma legião de clientes/fãs. A Rakuten
que entrou no mercado brasileiro e está revolucionando a forma de se fazer e-commerce
por aqui. Existem inúmeras empresas que estão ditando o rumo de uma nova forma
de se fazer marketing. O meu case preferido é da Zappo’s, um e-commerce gigante
de calçados que elevou o nível de atendimento ao cliente a patamares até então
inimagináveis. Recomendo a leitura do livro que conta a história da empresa -
Satisfação Garantida por Tony Hsieh
- Que dica você daria para universitários que pretendem trabalhar na área do marketing?
Saiba
tudo sobre a empresa, o produto, o serviço, a concorrência e o mercado. Aprenda
tudo o que for de novo na área, tanto offline, quanto online. Estude e pesquise
sobre inovação. Aprenda sobre como ser mais produtivo. Faça um curso de
Inteligência Emocional. Aprenda sobre gestão de pessoas, gestão de projetos,
liderança. Seja um especialista em metas, objetivos e plano de ação. Tenha um
propósito de vida e um propósito dentro de uma empresa. Contrate pessoas que
trabalhem com seu esforço, suor e lágrimas por acreditar nesse propósito.
Encontre parceiros e fornecedores que acreditem no que você acredita. Olhe para
o cliente como ser humano e não como um número. Encontre algo que você seja bom
ou excelente, e se torne extraordinário. Quando estiver tendo resultados
extraordinários e achar que sabe tudo, lembre-se da frase que diz: “Sei
que nada sei, por isso sou sábio.” Faça a sua vida valer a pena, nada
menos interessa!
0 comentários
Postar um comentário