Quando começamos a faculdade
achamos que o publicitário tem poucas opções para exercer a sua função,
entretanto quando conhecemos melhor o curso compreendemos que não é bem assim.
As pessoas costumam achar que o publicitário trabalha somente sentado em uma agência criando e imaginando coisas, mas ai é que nos
enganamos, o publicitário tem um campo de trabalho muito amplo. Podendo
trabalhar em diversas áreas. Você deve estar se perguntando, mas em que área o
publicitário pode atuar? E considerando o mercado de trabalho atual, o
publicitário poderá atuar em agências de publicidade e propaganda; Veículos de
comunicação; Produtoras de vídeo, cinema; Organizações públicas e/ou privadas;
Assessorias de Comunicação; Produtoras Gráficas; Consultorias de Comunicação;
Empresas de promoção; Departamentos de marketing: empresarial, turístico,
político, cultural; Campo das novas tecnologias de comunicação de conteúdo e
pesquisa online.
Campos de atuação de um publicitário:
Atendimento: Inicia-se
o trabalho com as funções deste setor, é ele que faz o briefing, a
"ponte" entre o cliente e a agência. Fiscaliza o andamento do
trabalho e verifica se está de acordo com os desejos do cliente.
Tráfego: Trabalha
com o setor de atendimento, pois cuida da organização da campanha, verificando
prazos de entrega e andamento dos trabalhos. É envolvido com os setores de
produção.
Planejamento: Organiza
e define as atividades a serem realizadas para o cliente com base na verba
disponibilizada. O briefing é o principal instrumento de trabalho, pois nele
estão inseridas informações detalhadas sobre o funcionamento da empresa, bem
como esta se encontra no momento em que o planejamento é feito e quais as
intenções do cliente com a campanha.
Pesquisa: Verificam
como está o mercado para determinado segmento, avaliam concorrentes e
oportunidades. Estudam os gostos do público-alvo.
Promoção: Este
profissional tem a tarefa de definir a promoção mais adequada à campanha.
Assessor de comunicação: Permite o relacionamento entre a empresa e o público através de
estratégias definidas conforme os objetivos do cliente.
Diretor de criação: Coordena todo o processo de criação junto ao redator e diretor de arte.
É quem autoriza as sugestões destes setores e direciona as campanhas para que
estejam condizentes com o briefing.
Diretor de arte: Profissional
de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças
publicitárias, projeção e execução de comerciais, incluindo cenografia,
figurinos, objetos de cena.
Produção gráfica: O produtor gráfico é quem materializa, define a melhor forma de produção
e realiza o orçamento das peças criadas para a campanha. Seu trabalho se inicia
após definições do diretor de criação.
Redator: O
redator cria toda a parte textual da campanha é de responsabilidade deste
profissional.
Fotógrafo: O
fotógrafo de publicidades é especialista em técnicas que tornam a concepção do produto
mais atrativa dentro de seus objetivos.
Mídia: O
responsável pelo setor de mídia define quais serão os veículos utilizados,
horários adequados e frequência de veiculação do material a ser divulgado.
New media: Trabalha-se com a internet, principalmente, e mídias que são criadas a
partir de necessidades.
RTVC: Cuida
da produção de peças publicitárias para mídias audiovisuais, como rádio, cinema
e televisão. Este profissional atua na produção, gravação e edição.
0 comentários
Postar um comentário