quinta-feira, 12 de junho de 2014

Me formei, e agora? As Possibilidades de Atuação de um Publicitário
Unknown07:40 0 comentários



Quando começamos a faculdade achamos que o publicitário tem poucas opções para exercer a sua função, entretanto quando conhecemos melhor o curso compreendemos que não é bem assim. As pessoas costumam achar que o publicitário trabalha somente sentado em uma agência criando e imaginando coisas, mas ai é que nos enganamos, o publicitário tem um campo de trabalho muito amplo. Podendo trabalhar em diversas áreas. Você deve estar se perguntando, mas em que área o publicitário pode atuar? E considerando o mercado de trabalho atual, o publicitário poderá atuar em agências de publicidade e propaganda; Veículos de comunicação; Produtoras de vídeo, cinema; Organizações públicas e/ou privadas; Assessorias de Comunicação; Produtoras Gráficas; Consultorias de Comunicação; Empresas de promoção; Departamentos de marketing: empresarial, turístico, político, cultural; Campo das novas tecnologias de comunicação de conteúdo e pesquisa online.

Campos de atuação de um publicitário:

Atendimento: Inicia-se o trabalho com as funções deste setor, é ele que faz o briefing, a "ponte" entre o cliente e a agência. Fiscaliza o andamento do trabalho e verifica se está de acordo com os desejos do cliente.

Tráfego: Trabalha com o setor de atendimento, pois cuida da organização da campanha, verificando prazos de entrega e andamento dos trabalhos. É envolvido com os setores de produção.

Planejamento: Organiza e define as atividades a serem realizadas para o cliente com base na verba disponibilizada. O briefing é o principal instrumento de trabalho, pois nele estão inseridas informações detalhadas sobre o funcionamento da empresa, bem como esta se encontra no momento em que o planejamento é feito e quais as intenções do cliente com a campanha.

Pesquisa: Verificam como está o mercado para determinado segmento, avaliam concorrentes e oportunidades. Estudam os gostos do público-alvo.

Promoção: Este profissional tem a tarefa de definir a promoção mais adequada à campanha.

Assessor de comunicação: Permite o relacionamento entre a empresa e o público através de estratégias definidas conforme os objetivos do cliente.

Diretor de criação: Coordena todo o processo de criação junto ao redator e diretor de arte. É quem autoriza as sugestões destes setores e direciona as campanhas para que estejam condizentes com o briefing.

Diretor de arte: Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias, projeção e execução de comerciais, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena.

Produção gráfica: O produtor gráfico é quem materializa, define a melhor forma de produção e realiza o orçamento das peças criadas para a campanha. Seu trabalho se inicia após definições do diretor de criação.

Redator: O redator cria  toda a parte textual da campanha é de responsabilidade deste profissional.

Fotógrafo: O fotógrafo de publicidades é especialista em técnicas que tornam a concepção do produto mais atrativa dentro de seus objetivos.

Mídia: O responsável pelo setor de mídia define quais serão os veículos utilizados, horários adequados e frequência de veiculação do material a ser divulgado.

New media: Trabalha-se com a internet, principalmente, e mídias que são criadas a partir de necessidades.

RTVC: Cuida da produção de peças publicitárias para mídias audiovisuais, como rádio, cinema e televisão. Este profissional atua na produção, gravação e edição.


Viu que estava enganado sobre o curso de publicidade e propaganda? Interessou-se por alguma área? Para que a atividade seja bem realizada em sua totalidade é preciso que o trabalho seja feito em conjunto, afinal, como percebeu, dentro do setor de publicidade existem várias áreas de atuação.
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Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

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