Um dos requisitos para ser um
bom, na verdade, um ótimo publicitário é estar bem informado e claro conhecer
de tudo um pouco. Dentro desse “de tudo um pouco”, está inserido o cinema, uma
grande ferramenta para os publicitários. Pensando nisso, preparamos uma lista
com alguns filmes indicados, ou não, pelos nossos professores, mas que podem
ajudar e aumentar o seu conhecimento de alguma forma.
Vale
ressaltar, que eles não tratam exatamente de publicidade, propaganda ou
marketing, entretanto trazem uma mensagem que pode agregar de alguma forma para
tua vida profissional, ou te faça refletir sobre algumas questões, afinal
publicitário que se preze conhece de tudo e consegue se inspirar com qualquer
coisa. Então, vamos aos filmes e suas respectivas sinopses?
1) Os
Delírios de Consumo de Becky Bloom
SINOPSE: Nova York. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma garota que
adora fazer compras e seu vício a leva à falência. Seu grande sonho é um dia
trabalhar em sua revista de moda preferida, mas o máximo que ela consegue é um
emprego como colunista na revista de finanças publicada pela mesma editora.
Quando enfim seu sonho está prestes a ser realizado, ela repensa suas ambições.
PUBLICITARIANDO: Neste filme podemos ver sem dificuldade como se
dá a influência das lojas, no quesito de vitrines e atendimento, além da questão
do consumo desenfreado da personagem principal.
2) Amor
por Contrato
SINOPSE:
Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. Tanto Steve (David
Duchovny) e sua esposa Kate (Demi Moore) quanto seus filhos Mick (Ben
Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) são bonitos, populares e confiantes. Além
disto, a casa dos Jones é luxuosa e repleta de aparelhos de ponta. A situação
provoca a inveja dos vizinhos, especialmente em Larry (Gary Cole) e Summer
Symonds (Glenne Headly). Só que este é exatamente o desejo que os Jones querem
causar. Eles não formam uma família de fato e são, na verdade, funcionários da
empresa LifeImage. Os Jones são a mais nova estratégia de marketing da empresa,
que resolveu inserir famílias em mercados de luxo de forma a dar vida aos seus
produtos. Ou seja, dar visibilidade de forma que as pessoas que convivam com
esta família desejem ter estes produtos. Tudo corre bem para os Jones, até que
um dia KC (Lauren Hutton), supervisora da LifeImage, resolve visitá-los. KC
alerta que Steve não está indo bem em sua função e o estimula a pôr em prática
seu instinto de vencedor. Para tanto Steve decide focar em Larry, que o
idolatra e está disposto a ganhar muito dinheiro para ser igual a ele.
PUBLICITARIANDO: Neste filme percebe-se o marketing como agente
principal, já que a empresa procura aumentar suas vendas através de uma “família
perfeita”.
3) Crash – No
Limite
SINOPSE:
Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma
cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois
assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar
habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um
veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas,
um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua
filha.
PUBLICITARIANDO: O filme retrata diversos
assuntos, sendo o principal o preconceito. Podemos ver diferenças entre as pessoas são inevitáveis
ao redor do mundo, pelo fato de existir idiomas, etnias e religiões distintas. A partir disto é construído um grande “debate”.
4) Rede
Social
SINOPSE:
Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de
sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar
em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde,
Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede
social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida
social e profissional.
PUBLICITARIANDO: O filme conta a história de como surgiu o
facebook, com uma visão geral do filme concluímos que o enredo
do filme se dá por Mark, um grande programador, porém sem visão empresarial o
qual viveria até hoje no anonimato se não fosse o incentivo ambicioso do
visionário Sean Parker. Concluindo assim que não adianta uma boa idéia sem o
”feeling” empreendedor e organizacional, para desenvolver esta idéia.
5) 12 anos de Escravidão
SINOPSE:
1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz
ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra
cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo,
Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao
longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e
Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus
serviços.
PUBLICITARIANDO: Baseado na biografia de Solomon
Northup, este é um daqueles filmes que vai te lembrar como o ser humano pode
ser cruel, no filme com ênfase ao racismo, e todos os maus tratos que os negros
já sofreram no decorrer da história.
6) O Diabo Veste Prada
SINOPSE:
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway
Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar
como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da
revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota
que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.
PUBLICITARIANDO: O filme trata de temas tais como: a sociedade capitalista, a ditadura da moda, as
trapaças necessárias para a sobrevida, a futilidade dos outros, e a necessidade
de buscar seu próprio lugar e até mesmo postura profissional.
7) Do que as Mulheres gostam
SINOPSE: Após
sobreviver a um grave acidente, Nick Marshall (Mel Gibson), um executivo
machista que trabalha em Chicago, misteriosamente passa a ter o dom de ler os
pensamentos das mulheres. Inicialmente ele usa este novo poder para agradar sua
chefe, Darcy Maguire (Helen Hunt), mas aos poucos começa a conhecer melhor a
intimidade das mulheres e começa a mudar seu estilo de vida.
PUBLICIARIANDO: Ao interpretar este filme do
ponto de vista do marketing, entendemos que é preciso entender o que o publico
alvo pensa, mesmo que não seja literalmente como ocorre no filme, para isso pode-se
usar diversas ferramentas. A principal delas a pesquisa de mercado.
8) Clube dos Cinco
SINOPSE: Em virtude de terem
cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um
sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam
de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia
transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e
tornam-se amigos.
PUBLICITARIANDO: Ao contrário do que muitos pensam este
filme não se propõe a definir a juventude, a
classificar esse momento da vida; pelo contrário, ele apenas se coloca na
posição de expô-la, sem manipular nem impor idéias a nós. Portanto o
filme ajuda a entender um pouco da mente juvenil.
9) À Procura da
Felicidade
SINOPSE:
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas
financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda
(Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e
precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele
tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que
lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa
importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados.
Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim
tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não
podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher
passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que
consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
PUBLICITARIANDO: Baseado numa história de vida,
este filme nos oferece uma grande lição quando se trata de assuntos como persistência,
garra, vontade de vencer na vida e claro alcançar um sonho.
10) Um Sonho
Possível
SINOPSE: Michael
Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha
onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela
família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da
escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite
na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para
sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.
PUBLICITARIANDO:
Assim como o “À Procura da Felicidade”, este filme nos oferece uma grande
lição, entretanto dessa vez com ênfase na quebra de paradigmas e preconceito racial.
A dica foi dada, agora é só você escolher o que mais se identifica e assistir!
Bibliografia:
www.adorocinema.com
Bibliografia:
www.adorocinema.com
0 comentários
Postar um comentário