sexta-feira, 13 de junho de 2014

10 Filmes para Aumentar o Seu Conhecimento
Unknown11:18 0 comentários



       Um dos requisitos para ser um bom, na verdade, um ótimo publicitário é estar bem informado e claro conhecer de tudo um pouco. Dentro desse “de tudo um pouco”, está inserido o cinema, uma grande ferramenta para os publicitários. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns filmes indicados, ou não, pelos nossos professores, mas que podem ajudar e aumentar o seu conhecimento de alguma forma.
Vale ressaltar, que eles não tratam exatamente de publicidade, propaganda ou marketing, entretanto trazem uma mensagem que pode agregar de alguma forma para tua vida profissional, ou te faça refletir sobre algumas questões, afinal publicitário que se preze conhece de tudo e consegue se inspirar com qualquer coisa. Então, vamos aos filmes e suas respectivas sinopses?

1)  Os Delírios de Consumo de Becky Bloom



SINOPSE: Nova York. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma garota que adora fazer compras e seu vício a leva à falência. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas o máximo que ela consegue é um emprego como colunista na revista de finanças publicada pela mesma editora. Quando enfim seu sonho está prestes a ser realizado, ela repensa suas ambições.    
     
PUBLICITARIANDO: Neste filme podemos ver sem dificuldade como se dá a influência das lojas, no quesito de vitrines e atendimento, além da questão do consumo desenfreado da personagem principal.

2) Amor por Contrato



SINOPSE: Os Jones formam uma família aparentemente perfeita. Tanto Steve (David Duchovny) e sua esposa Kate (Demi Moore) quanto seus filhos Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) são bonitos, populares e confiantes. Além disto, a casa dos Jones é luxuosa e repleta de aparelhos de ponta. A situação provoca a inveja dos vizinhos, especialmente em Larry (Gary Cole) e Summer Symonds (Glenne Headly). Só que este é exatamente o desejo que os Jones querem causar. Eles não formam uma família de fato e são, na verdade, funcionários da empresa LifeImage. Os Jones são a mais nova estratégia de marketing da empresa, que resolveu inserir famílias em mercados de luxo de forma a dar vida aos seus produtos. Ou seja, dar visibilidade de forma que as pessoas que convivam com esta família desejem ter estes produtos. Tudo corre bem para os Jones, até que um dia KC (Lauren Hutton), supervisora da LifeImage, resolve visitá-los. KC alerta que Steve não está indo bem em sua função e o estimula a pôr em prática seu instinto de vencedor. Para tanto Steve decide focar em Larry, que o idolatra e está disposto a ganhar muito dinheiro para ser igual a ele.

PUBLICITARIANDO: Neste filme percebe-se o marketing como agente principal, já que a empresa procura aumentar suas vendas através de uma “família perfeita”.

3)  Crash – No Limite



SINOPSE: Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

PUBLICITARIANDO: O filme retrata diversos assuntos, sendo o principal o preconceito. Podemos ver diferenças entre as pessoas são inevitáveis ao redor do mundo, pelo fato de existir idiomas, etnias e religiões distintas. A partir disto é construído um grande “debate”.

4)  Rede Social



SINOPSE: Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

PUBLICITARIANDO: O filme conta a história de como surgiu o facebook, com uma visão geral do filme concluímos que o enredo do filme se dá por Mark, um grande programador, porém sem visão empresarial o qual viveria até hoje no anonimato se não fosse o incentivo ambicioso do visionário Sean Parker. Concluindo assim que não adianta uma boa idéia sem o ”feeling” empreendedor e organizacional, para desenvolver esta idéia.

5) 12 anos de Escravidão



SINOPSE: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

PUBLICITARIANDO: Baseado na biografia de Solomon Northup, este é um daqueles filmes que vai te lembrar como o ser humano pode ser cruel, no filme com ênfase ao racismo, e todos os maus tratos que os negros já sofreram no decorrer da história.

6) O Diabo Veste Prada



SINOPSE: Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

PUBLICITARIANDO: O filme trata de temas tais como: a sociedade capitalista, a ditadura da moda, as trapaças necessárias para a sobrevida, a futilidade dos outros, e a necessidade de buscar seu próprio lugar e até mesmo postura profissional.

7) Do que as Mulheres gostam



SINOPSE: Após sobreviver a um grave acidente, Nick Marshall (Mel Gibson), um executivo machista que trabalha em Chicago, misteriosamente passa a ter o dom de ler os pensamentos das mulheres. Inicialmente ele usa este novo poder para agradar sua chefe, Darcy Maguire (Helen Hunt), mas aos poucos começa a conhecer melhor a intimidade das mulheres e começa a mudar seu estilo de vida.

PUBLICIARIANDO: Ao interpretar este filme do ponto de vista do marketing, entendemos que é preciso entender o que o publico alvo pensa, mesmo que não seja literalmente como ocorre no filme, para isso pode-se usar diversas ferramentas. A principal delas a pesquisa de mercado.

8) Clube dos Cinco



SINOPSE: Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.

PUBLICITARIANDO: Ao contrário do que muitos pensam este filme não se propõe a definir a juventude, a classificar esse momento da vida; pelo contrário, ele apenas se coloca na posição de expô-la, sem manipular nem impor idéias a nós. Portanto o filme ajuda a entender um pouco da mente juvenil.

9) À Procura da Felicidade



SINOPSE: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

PUBLICITARIANDO: Baseado numa história de vida, este filme nos oferece uma grande lição quando se trata de assuntos como persistência, garra, vontade de vencer na vida e claro alcançar um sonho.

10)  Um Sonho Possível



SINOPSE: Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

PUBLICITARIANDO: Assim como o “À Procura da Felicidade”, este filme nos oferece uma grande lição, entretanto dessa vez com ênfase na quebra de paradigmas e preconceito racial.

A dica foi dada, agora é só você escolher o que mais se identifica e assistir! 

Bibliografia: 

www.adorocinema.com
Categoria:
Sobre o autor Quatro jovens diferentes mas com algo totalmente em comum: apaixonadas por publicidade. ou

0 comentários

Postar um comentário